quarta-feira, 10 de setembro de 2008

ORA AGORA FALAS TU, ORA AGORA FALO EU (2)

O QUE SE DISSE FOI QUE O Tróia Resort da Sonae Turismo, dos 78 apartamentos da marina e dos 211 da linha da praia, 70% já foram vendidos, cujos preços oscilam entre os 258 e os 840 mil euros. Destes, apenas 20% foram vendidos a estrangeiros residentes na Alemanha, Reino Unido e Espanha.


O QUE EU PENSO É QUE Portugal tem um grande potencial no sector do turismo, parecendo até que o sol é das poucas coisas que temos para vender, apesar de sempre o termos vendido tão mal; - refiro-me à falta de um aproveitamento sustentado dessa benesse e á anarquia que sempre se tem verificado no sector com o beneplácito do Ministério do Ambiente, de outros ministérios aos quais compete regulamentar e das autarquias que licenciam, concedendo facilitismos que tão bem conhecemos, todos eles fechando os olhos ás situações mais aberrantes em termos ambientais e dos seus impactes.
Belmiro de Azevedo investiu ali 230 milhões de euros e não é esta questão que me trás a fazer esta abordagem, até porque as expectativas, segundos os promotores, é a criação de 5.000 postos de trabalho directos e 10.000 indirectos, o que me parece ser excelente para a região.
Há, no entanto, algo que não pude deixar de registar e consequentemente ironizar: Portugal está mal? – Está, ninguém duvida! Só que, curiosamente, não está mal para todos e a prová-lo está que a aquisição de 50% das vendas já efectuadas foi feita por portugueses. Mas que portugueses? Claro, só pode ser os de 1ª, porque muitos dos outros o dinheiro não lhes chega nem para pagar a prestação do crédito à habitação.






O QUE SE DISSE FOI QUE Um recluso evadiu-se da cadeia de Pinheiro da Cruz, onde cumpria pena por furto qualificado. No passado sábado a GNR alertada, deteve o evadido, depois deste se ter despistado com um carro roubado. Presente ao Tribunal de Lagos por aquela força policial, o Juiz determinou a sua libertação por, após a sua evasão de Pinheiro da Cruz, não ter sido ainda emitido o respectivo mandado de captura.


O QUE EU PENSO É QUE Esta situação tem tanto de insólito que quase seria capaz de não acreditar na sua autenticidade. Mas acredito!
Como é possível, detectada a fuga daquele estabelecimento prisional, não serem accionados todos os mecanismos para a sua detenção, tendo ainda por cima, pasme-se, sido esquecida a emissão do necessário mandado de captura. Mas a minha estupefacção não se fica por aqui e pergunto com a maior ingenuidade; - estando o recluso perante o Juiz e sabendo este da situação, não tem poderes que lhe permitam manter a detenção até à passagem do mandado, que presumo só pode ser passado por um juiz?
Nesta situação já estou a ver o "libertado" com todas as calmas deste mundo a sair do Tribunal e a roubar o primeiro carro que encontrou, enquanto os agentes dentro da viatura que regressava ao posto, se limitaram a assobiar para o lado e encolher os ombros depois da frustração que acabavam de sentir.
E depois que nos venha o Ministro da Justiça falar de segurança. Qual segurança?

Sem comentários: