quinta-feira, 23 de abril de 2009

NÃO AO REVIVALISMO SALAZARENTO, MAS MUITO MENOS À INDIFERENÇA ACTUAL!

Como democrata que me considero, é obvio que não me sinto nem feliz e muito menos honrado com esta questão da homenagem que a autarquia de Santa Comba Dão vai prestar no próximo dia 25 a Salazar. Mas passo-lhe ao lado, confesso. Salazar morreu e, tanto quanto imagino crer, os mortos não nos perturbam embora, neste particular, seja toda uma "filosofia", que é bolorenta e questionável e que imensos saudosistas (muitos?) tentam a cada passo manter viva.
Estou mais centrado noutras preocupações, essas sim justificáveis, que tem a ver com o rumo desgraçado que este país vem trilhando, de tal maneira nefasto, que impulsiona as pessoas para este pensamento que se vem instalando, negativamente: - de que no tempo do "Botas" isto era melhor.
A um e a outros, venha o Diabo e escolha, mas isso não representa que enfiemos a cabeça na areia e defendamos o indefensável.
Temos um direito e consequente obrigação de praticar a cidadania no seu pleno; o direito e o dever de ser participativos e não conjecturar no vazio; de contribuir para a transformação da sociedade, que tem de ser obra colectiva. Tudo o mais que se diga, transforma-nos em pescadinhas de rabo na boca, e temos de assumir a coragem de romper com o passado e discutir o presente, se queremos ter um futuro!

Sem comentários: