quinta-feira, 9 de outubro de 2008

EURIBOR SOBE APESAR DA DESCIDA DAS TAXAS DE JURO DO BANCO CENTRAL EUROPEU

09-Out-2008
Um dia depois de o Banco Central Europeu ter descido em 0,5% a taxa de juros directora que serve de referência para a Euribor, esta taxa acabou por subir, atingindo os 5,512% para as operações a um ano. A Euribor é fixada diariamente pela Federação Europeia de Bancos e constitui a principal referência para a concessão de crédito pelas entidades bancárias europeias, nomeadamente nos empréstimos para habitação.
Apesar da tentativa do Banco Central Europeu para descer as taxas de juro, que se traduziu, esta quarta feira, numa descida da sua taxa directora em meio ponto percentual (para 3,75%), a taxa Euribor, que serve de referência para os empréstimos bancários na zona-euro (em particular no crédito á habitação), acabou por manter a sua tendência de subida. A taxa Euribor é fixada diariamente pela Federação Europeia de Bancos, correspondendo ao valor médio das operações realizadas entre bancos. Normalmente, essa taxa varia no mesmo sentido das variações na taxa directora do Banco Central Europeu, o que desta vez não está a acontecer.
A descida da taxa de cedência de liquidez decidida pelo banco Central Europeu na quarta-feira foi acompanhada por descidas nas mesmas taxas pelo Banco de Inglaterra e pela reserva Federal norte-americana.
Apesar destas iniciativas, a taxa Euribor continua a sua tendência ascendente, agravando as dificuldades das famílias europeias para pagar os seus empréstimos.

Sem comentários: