sexta-feira, 26 de setembro de 2008

VALADA - ESPAÇO DE BELEZA E TRADIÇÃO RURAL E PISCATÓRIA

Valada é uma das oito freguesias do Concelho do Cartaxo, sendo também uma das mais antigas. Segundo os historiadores foram os romanos os primeiros agricultores dos campos de Valada, no entanto, é durante o domínio árabe que aparecem os primeiros documentos fazendo referencia aos seus territórios úberos e ricos.

Com uma superficie de 42,3 km2 e tendo uma população apróximada de 1.200 habitantes, esta freguesia é composta pelas povoações de Porto de Muge, Reguengo e Palhota, para além da sede de freguesia que é Valada.

Valada tem como principal riqueza a agricultura, pois nos seus campos cultiva-se tomate, girassol, milho, trigo, melão e vinha. Desde tempos remotos e até hà poucos anos, também a pesca do sável teve um peso importante nesta freguesia.

O ex-libris da Freguesia é o rio Tejo, com o seu espaço envolvente de grande beleza, a sua praia fluvial, fluvina (marina), parque de merendas, etc. o que a torna um lugar de encontro, por excelência, dos forasteiros que a visitam.

Como património, Valada orgulha-se da sua igreja, datada do ano de 1211, no reinado de D. Afonso II. Perdendo parte da sua beleza, após a restauração executada em 1962, tendo como padroeira a Nossa Senhora da Expectação do Ó.

Em Porto de Muge existe a ponte D. Amélia, notavel obra de engenharia, inaugurada em 14 de Janeiro de 1904 por Sua Magestade o Rei D. Carlos. Esta ponte construida para o tráfego ferroviário, foi entretanto remodelada e adaptada para o tráfego rodoviário, fazendo a ligação das duas margens do rio, entre Porto de Muge e Muge.

A Palhota é uma aldeia tipica de pescadores, construida com casas de madeira, tipo palafitas, cuja origem se perde no tempo. Nesta aldeia chegou a viver Alves Redol, o grande escritor português que muito escreveu acerca do Tejo e das suas gentes.

Nas artes e no desporto, destaca-se o ciclista Alfredo Trindade, natural desta localidade, vencedor por duas vezes voltas da Portugal e também os cavaleiros tauromáquicos Dr. Fernando Salgueiro, o seu neto João Salgueiro e seu bisneto João Salgueiro da Costa.

Alguns dos desportos praticados no Tejo são a motonáutica, hoovercraft e canoagem, sendo ainda comum uma consideravel afluência de barcos de recreio que fundeiam ou atracam na sua fluvina, desfrutando desta beleza natural.

O clube local é o Ribatejano Futebol Clube Valadadense, detentor de um magnifico campo relvado e que milita nos campeonatos do INATEL.

Valada é um local de eleição para muitos veraneantes que se deliciam com tudo o que ela lhes tem para oferecer, sendo por isso constantes as romarias. Tem como festas tradicionais ou eventos regulares; a festa anual, a tradicional Quinta-Feira de Ascenção (espiga), o kilómetro de Valada, prova de carros antigos e provas de motonáutica a contar para o campeonato nacional da modalidade.

Destaca-se como sua especialidade gastronómica, o ensopado de enguias e o torricado.

UM LOCAL A VISITAR!

Sem comentários: