quinta-feira, 16 de abril de 2009

Zé Pedro, sem eira nem beira, chuta para fora!

Por muito que o Zé Pedro nos diga que, não senhor, que esta musica não foi feita para atacar Sócrates, eu não acredito. Mas, se acaso, assim fosse, há uma coisa que nem o Zé Pedro, logo os Xutos e Pontapés, se vão ver livres: - do êxito a que este seu tema está condenado!
E é pouco importante que o Zé Pedro insista em dizer que «qualquer aproveitamento da música para criticar e contestar o Governo não receberá a "solidariedade" dos Xutos». E é indiferente que no-lo diga, porque nós, os que nos revemos nesta canção, prescindimos literalmente da solidariedade dos Xutos: a canção vale pela sua mensagem, pelo que dela assimilamos e o que ela pode representar em termos de contestação.
Não creio na ingenuidade da letra, mas a afirmação do Zé, a fazer fé nas suas palavras, seria muito mau para a credibilidade do grupo. Ou seja, o Zé parece que nos quer dizer: Escrevemos uma merda qualquer sem pés nem cabeça, não pensámos em nada e o povo está a aproveitar-se de nós.....
A ser assim, os Xutos não teriam enviado nenhuma mensagem intencional aos portugueses mas, os portugueses, “parvos”, interpretaram de outra maneira, tendo em conta a realidade deste país e mandam uma mensagem aos Xutos - a canção é nossa!

Sem comentários: