domingo, 22 de março de 2009

SÓCRATES E O POVO....DIFERENTES MARATONAS!

Num país em que todo o povo se tem vindo a confrontar com grandes maratonas, nomeadamente a da crise que, por arrastamento, o obriga a uma série de tantas outras; - a da miséria, a do endividamento, a do desemprego, a do trabalho precário e um sem fim de outras, bem fica a José Sócrates que tenha corrido na Mini Maratona de Lisboa, se bem que, neste como noutros casos, e segundo a sua opinião, o número dos 35.000 participantes não seja relevante, estando por mim afastada totalmente a opinião de que tenham participado por manipulação do PS ou de sua Exª o Primeiro-ministro. Correram porque lhes apeteceu e ponto final.
Grave é esta paridade que realça das afirmações de José Sócrates: - ele confessa que este é um exercício excelente para perder «algumas calorias como num debate mensal» na Assembleia da Republica, que concluir os 7.200 metros é óptimo «remédio para aliviar o stress da política», que «é uma belíssima forma de começar o dia» e que não está «em grande forma» nem realizou qualquer preparação para a mini-maratona. Mas, ao contrário de Sócrates, e não falo só das 35.000 pessoas que hoje ombrearam com ele, mas de todo um país, este povo corre o risco de já não ter calorias para queimar, que está cada vez mais impossibilitado de aliviar o stress, não da politica mas por causa da politica e para o qual a distancia do bem-estar não é aferida em metros, ao contrário de Sócrates, mas em tempo; - dias, meses e anos de sofrimento e esperança sempre adiada. E nenhum português terá hoje alento para dizer que correr é uma belíssima forma de começar o dia, porque está por demais habituado a correr: para os transportes públicos, para o trabalho, para as repartições de finanças, para os médicos de família que a maioria não tem, para os centros de emprego e para um sem fim de coisas que o dia-a-dia lhe impõe e que implica que, ao contrário do sr. Primeiro-ministro, esteja realmente “em forma” e obrigado a estar “preparado”, não para esta brincadeira das mini-maratonas a que Sócrates se disponibiliza pelo seu mediatismo, mas pela Mega-Maratona que é viver neste país, andando à correr há muitos anos e à toa e sem META à vista.
Que Sócrates continue a correr será uma alegria para todos nós. Mas, já agora, que o faça no Alasca e que só apareça daqui a uns anos, depois de contar todos os pinguins!

Sem comentários: