quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

DA VELHA ESCOLA E DA INVOLUÇÃO DO ENSINO!

Relato de uma Professora:

Na semana passada comprei um produto que custou 1,58€. Dei à funcionária 2,00€ e juntei mais 8 cêntimos, para evitar receber ainda mais moedas. A funcionária recebeu o dinheiro e ficou a olhar para a máquina registadora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 centimos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.Por que estou a contar isto?Porque me dei conta da evolução do ensino da matemática desde 1950,que foi assim:
1. Ensino da matemática em 1950:Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço devenda ou 80$00.Qual é o lucro?
3.Ensino de matemática em 1980: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100$00. O custo de produção desse carro de lenha é 80$00.Qual é o lucro?
4.Ensino de matemática em 1990: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por 100$00.O custo de produção desse carro de lenha é 80$00.Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( ) 20$00 ( )40$00 ( )60$00 ( )80$00 ( )100$00.
5.Ensino de matemática em 2000: Um cortador de lenha vende um carro de lenha por
100$00.O custo de produção desse carro de lenha é 80$00.O lucro é de 20$00. Está certo? SIM ( ) NÃO ( )
6.Ensino de matemática em 2008:Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.O custo de produção é € 80,00, qual o lucro?.Se você souber ler coloque um X no € 20,00.( )€ 20,00 ( )€40,00 ( )€60,00 ( )€80,00 ( )€100,00.
NOTA DO BLOG:
CAMINHANDO A BOM RITMO PARA O "SUCESSO" ESCOLAR, COM O BENEPLÁCITO DOS SUCESSIVOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO. É O SIMPLEX NO SEU MELHOR E QUE NOS ENSINA, CADA VEZ MAIS, A CONTAR PELOS DEDOS!

1 comentário:

Nica Villa Real disse...

“Espera-se que o professor desenvolva no seu aluno, em primeiro lugar, o homem de entendimento, depois, o homem de razão, e, finalmente, o homem de instrução. Este procedimento tem esta vantagem: mesmo que, como acontece habitualmente, o aluno nunca alcance a fase final, terá mesmo assim beneficiado da sua aprendizagem. Terá adquirido experiência e ter-se-á tornado mais inteligente, se não para a escola, pelo menos para a vida.” – (Immanuel Kant)
Trocando em miúdos, ensinar a pensar.
O grande problema (e o simplex não é tão simplex assim) é que o professor aprendeu a responsabilizar seus alunos e o sistema educacional (sem falar nas queixas dos baixos salários, a falta de dinheiro para comprar livros e fazer cursos de aperfeiçoamento, etc) pelo fracasso do processo de ensino/aprendizagem, quando cabe ao educador transmitir conhecimentos de maneira eficaz.
Espero bem que a professora que fez esse relato não ministre a disciplina de matemática, porque se assim for, está aqui a depor contra si.